quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Bulgária I - Uma experiencia inedita!!


Semana passada eu estava em Antalya, uma cidade praiana que fica no mar mediterrâneo. Turquia eu gosto já que fui a Istambul, uma cidade onde encontram dois continentes: Europa e Ásia. Acima de tudo a moeda Euro é aceita em todos os lugares. Com Euro no bolso você fala mais alto. Faz-se bons negócios. Não tem muita diferença entre Istanbul e Antalya. Só que Antalya fica mais na Ásia, as coisas são exóticas. Os artigos de artesanato turco são pouco conhecidos por brasileiros. Felizmente os turcos gostam da Índia, gostam da cultura da Índia e acima de tudo os filmes da Índia. Indiano é muito respeitado.

Hoje de manhã, dia 29 de agosto, sai de Hamburg às 5 de manhã e fui para o aeroporto. Eu comprei um pacote de 7 dias para cidade de Varna na Bulgária. Nunca fui para a Bulgária na minha vida. Ontem achei um taxista e falei com ele de vir me buscar as cinco de manhã. O voo para Varna sai às 7:30 de manha. Tenho que estar em aeroporto no mínimo duas horas antes, ou seja, as 5:30 da manhã. De fato acordei às 4 horas, preocupado. Será que o cara vai chegar na hora marcada!!! Se eu perder o voo vou perder o pacote de 7 dias já pagos em um hotel de 4 estrelas. Todas as refeições, bebidas. Em alemão chama-se Alles inclusive!!! Significa tudo incluído.

Faltando 5 para as cinco vi o taxista parado do lado de fora da casa. Essa hora estava tudo escuro. Não sei como ele enxergou o número da casa. Só ele mesmo. Dentro de dez minutos estava em aeroporto. Custou 15 euros. Não é caro pelo horário. Eu costumo chegar sempre duas horas antes para pegar o melhor assento no avião. Quando eu cheguei só tinha um casal antes de mim esperando.

Eu resolvi não relatar as viagens. Sempre mesma coisa. Pega fila faz check-in logo pega melhor assento. Peguei assento 2C . Um assento no corredor bem na frente da aeronave. Depois de acontecer certas coisas eu foi obrigado a relatar. Experiência inédita!!! Acho melhor vocês saberem. Bem depois de pegar o cartão de embarque fui para sala Vip Diners. Já que estou com assento reservado fiquei na Sala Vip para tomar café da manhã. Às 7 horas foi anunciado o embarque. O avião é búlgaro que se chama VIA Airways. Número de voo VIM 418 saída 7:35 de Hamburg para Varna (Bulgária )

Quando cheguei para embarcar vi muitas famílias, crianças, casais velhos, casais novos, famílias inteiras viajando. Tudo mundo embarcando. Quando cheguei, a aeromoça riscou meu assento e remarcou 13c. Não tem número 13 no Air Bus. Ela falou para eu esperar. Acho que aconteceu “overbooking” (venderam mais assentos do que tem) eu fui obrigado a ficar de lado e vi todo mundo embarcando. Perguntei preocupado para aeromoça!!! Ela falou que tinha de esperar!!! E eu esperando. Como falei o avião era AIRBUS  A 320 e com capacidade para 180 passageiros. Embarcaram 188 passageiros e não tinha mais lugar nenhum na aeronave. Eu um lado estava com medo de perder a vaga por outro lado tinha certeza que iriam me colocar sei lá aonde!!! Não tinha mais lugar mesmo. A aeromoça continua falando para eu esperar. Depois de completar o embarque, eu vi a tripulação, os pilotos discutindo. Vão me botar para fora com certeza !!! Pensei !!!

Para a minha surpresa o piloto me levou para o cockpit ( cockpit é o lugar onde só os pilotos sentam) Dentro de cockpit tinha 3 pilotos. E ainda havia um lugar vazio. Não acreditei!!! Logo estava sentado no meio dos pilotos. Onde nem a aeromoça fica. Ela só vem para trazer comes e bebes para os pilotos.


Uma experiência inédita. No cockpit tem janelas que cobre visão de 180 graus. Normalmente eu pensei que os pilotos tinham muito espaço, mas eles ficam apertados também. Aí começou a viagem com imagem maravilhosa. Visão de 180 graus. Mesmo os pilotos sendo búlgaros, eles comunicaram com pessoas do aeroportos sempre em inglês. Foi um voo de duração de 2 horas. Eu fiquei sentado no lugar atrás de piloto. No cockpit milhares de comando para apertar. Os principais pilotos sentam em frente. Atrás ficou mais um piloto e eu.


Foi simplesmente incrível. Vi o avião decolando com toda visão de frente. Às vezes a gente vê no cinema, mas eu acho que nunca iria ter uma oportunidade assim, de viajar em um cockpit de avião.

Os pilotos o tempo todo apertando botões aqui, ali; assim sempre ocupados. Eu ainda não estava acreditando que estava na cabine do piloto. Fingi que não estava curioso!!! Mas a visão era linda demais. Você no ar, na frente só espaço infinito. Estávamos nas alturas e não senti nada do avião balançar. Parece que o avião estava parado no ar. As cenas mais comoventes foram decolar, passando pelas nuvens, e aterrissar.

Eu vi certa descontração dos pilotos no ar. Parece que o avião ia sozinho, os pilotos comendo lanche, tomando café, usando internet, usando notebook.

O terceiro piloto no meu lado conversou bastante comigo. Quando estava chegando à Bulgária ele explicou tudo. Do lado esquerdo da Bulgária estava a Macedônia e Servia, em cima da Bulgária está a Romênia, em baixo estão a Grécia e Turquia. Em certo ponto deu para ver. Do lado direito fica o mar negro. A cidade Varna é a terceira maior da Bulgária e fica na costa do mar negro. Mar negro eu escutei falar, mas nunca fui. Agora estou no hotel bem do lado do mar negro.


Já imaginaram!!! Descendo do avião com os pilotos. O copiloto explicou que nunca aconteceu do avião ficar tão lotado!!! É raro!!! Única solução era viajar no cockpit. Eu por dentro até gostei desse tratamento Vip, viajando com os pilotos, no avião com 188 passageiros.  As coisas que a gente tem de  experiências da vida. Acho que nunca vou viajar assim. Não é comum. Eu que não queria escrever nada agora sobrou tudo isso e mais algumas coisas para contar, a surpresa não parou por aí. Assim que descemos do avião no aeroporto foi a maior festa. Muitos passageiros festejando e tomando champanhe à vontade. Brasileiros não precisam de visto para aulgária. Os policias carimbaram o passaporte e pronto. E depois só festa com muito champanhe.  Uma menina explicou que justamente hoje o aeroporto de Varna completou um milhão de passageiros e eles estavam comemorando um milhão de passageiros. Justo hoje!!! Nada mal !!!


A final sou passageiro ou copiloto??? Já que fiz viagem toda em cockpit. E depois desta viagem comemorei (bebemorei) tomando aquela champanhe francesa cara. Podia tomar a vontade!!! A final tem que comemorar, pois eu também faço parte de um milhão de passageiros!!

2 comentários:

  1. Nossa, sr.Samba! Que experiência incrível é essa de viajar no cockpit. Para essa merece postar umas fotos, se existirem! ;-)

    ResponderExcluir
  2. Não sei no Brasil, mas isso de "fazer check-in logo para pegar o melhor assento" realmente acontece muito na Europa -- pelo menos vi nos vôos "low-cost" da Ryanair, rsrs!
    E muita gente no Brasil está só acostumada com vôos (e viagens de ônibus) com lugares pré-determinados...

    ResponderExcluir