domingo, 1 de julho de 2012

Alemanha - Hamburg


Depois de andar durante 7 dias no Egito entre pirâmides e o povo do Egito, fui embora. Sai do hotel dia 28 à noite e fui para o aeroporto. Peguei o vôo das 01:55 para Munique pela Lufthansa. Cheguei em Munique de manhã às 06:30 e logo em seguida peguei vôo para Hamburg. Assim que cheguei em Munique percebi uma tristeza no ar. Parecia que os alemães estavam muito tristes. Vi nos jornais nas primeiras paginas; « Alemanha perde para Itália nas quartas de final ». Eu estava no caminho e não acompanhei o jogo. Todo mundo pensou que a Alemanha seria vitoriosa. Um cara que joga mal da Itália fez dois gols contra a Alemanha. Eu também não gostei do resultado. Álias eu não tenho nenhum motivo para gostar do futebol italiano é muito menos espanhol.  
                 
Eu achei uma novidade nessa viagem. Aqui em Hamburg sempre foi liberado bebidas nas estações e dentro dos trens. Mas desta vez eu vi placas dentro dos trens informando que era proibido fumar e beber bebidas alcóolicas. Eles são muito sistemáticos. Apesar deles adorarem tomar cerveja, eles aderiram a essa proibição e agora não se vê ninguém bebendo cerveja. Outras bebidas não alcóolicas pode-se consumir sem problemas. Eu pessoalmete gostei. Trens ficam mais limpos e aquela turma que adora bebidas,  tem que beber em outro lugar e não dentro de trens.


Outra coisa que me impressiona é o horário de chegada dos trens. Para todo os  lugares tem horários já estabelecidos. Há várias linhas de trens e todos passam na hora pré-estabelecida. Nunca há atrasos. Você sempre sabe que a que horas que o trem passa na estação que você está. O primeiro trem opera às 04:30 da manhã. Bem cedo.  Os trens que estou falando são os trens de subúrbios de Hamburg.

Depois de chegar em Hamburg, fui para o toallete do aeroporto.  Não sei o que vocês vão achar dessa situação; quando eu estava no banheiro entrou a mulher da limpeza. Isso é normal na Alemanha e no norte da Europa. As mulheres da limpeza entram e saem toda hora dos banheiros masculinos. Elas fazem normalmente o trabalho delas e os homens fazem as necessidades deles. Estou acostumado. Mas voces sabiam disso? Vocês mulheres entrariam em banheiro de homens? Na Europa do Norte é normal.

Eu já tinha reservado uma casa de um dormitório em Hamburg. Depois de aterrissar, peguei o trem e parti para a estação próximo da casa que aluguei. Assim que desci do trem vi um monte de indianos do sul perto da estação. Maioria veio de Hyderabad e Bangalore e falam telugu. Eu fiquei conversando com eles. A empresa alemã que fabrica aviões de Air Bus contratou mais de 300 engenheiros da Índia do sul. Então vieram muitos engenheiros indianos recém formados para trabalhar em Air Bus. Air Bus fabrica aviões de diferentes tamanhos, todos fabricados na Alemanha e são considerados aviões mais seguros do mundo. Eles fazem concorrência com a Boieng. Hoje Air Bus superou Boeing nas vendas. Parece que a fábrica do Air Bus fica há 20 km do local onde aluguei a casa. A casa que eu aluguei possui dormitório, sala, cozinha e banheiro, tudo mobiliado. 

Hoje é dia 1 de julho, acordei cedo e fui para o porto de Hamburg. O porto de Hamburg tem mais de 1 km de passeio de cais. Onde vários barcos fazem passeio pelo porto. Uma hora de passeio de barco custa 15 euros. Eu já fiz esse passeio várias vezes. Domingos, geralmente a cidade fica morta. Não tem nada aberto. Todo comércio é fechado e todo mundo ou vai para igreja ou passa tempo com família. Melhor passeio aos domingos é em Landungsbruecken (nome dado ao porto).

Quem chega em Hamburg conhece obrigatoriamente esse lugar no porto. Metrô de Hamburg para nesta estação. O passeio fica entre duas estações; Landungsbruecken e Baumwall.
É um passeio muito gostoso. Muita gente vem passear aqui. Muitos estrangeiros e também muitos moradores de Hamburgo ( em alemão o morador de Hamburgo chama-se Hamburger).  Nada a ver com lanche hamburger. Quem mora em Hamburg é hamburger.

No passeio todo mundo está feliz. Muita gente. Tem jovens tomando cerveja. Velhos sentados vendo navios chegarem e partirem. As crianças correndo para todos os cantos. As meninas chupando sorvete. Tem uma banda tocando musica popular gostosa e outra banda tocando musica americana.
Eu estou aqui vendo todo o movimento. Tem dois barcos grandes que fazem lotação para passeio no canal do porto. Um barco que se chama  " Louisiana Star ". Esse barco tem grandes rodas de madeira na frente parece aqueles barcos de rio Mississipi nos Estados Unidos. Barco lindo!!! Quando anda aquela roda gigante de madeira girando é muito agradável de se ver. Outro barco grande chama-se  "  O Rei Leao ".
Tem barcos pequenos também. Todos os barcos tem restaurantes com principais pratos da comida marinha.  De repente, chegou um palhaço e com as palhaçadas dele, ele distraiu todo mundo. Ele andava atrás da pessoa sem a pessoa saber e todo mundo ria com as palhacadas dele. Parece que pelo menos lá os alemães esqueceram da derrota. Hoje é final entre Itália e a Espanha. Não vou assistir !!! Não gosto de nenhum dos dois.times !!

Hoje está fazendo um calor gostoso de 22 graus.  Um dia muito ensolarado, diferente dos demais dias desse ano que teve frio e muita chuva aqui na Alemanha do norte. Estou aproveitando bem hoje. Só  observando movimentação das pessoas, barcos etc. passei bastante tempo. 

Então relembrando, o nome do cais é Landungsbruecken  e a cidade é Hamburg. Se um dia vierem para cá, não esqueçam de visitar esse lugar e vejam como aqui é bonito.

Estou arrumando as malas e dia 04 de julho   (por coincidencia, o dia da independência dos EUA)  tenho que pegar avião para Grécia !!! Destino : uma das Ilhas da Grécia que se chama Kreta.  Ilhas gregas (que sao várias) ficaram famosas pela beleza das praias e pela natureza bonita.
A Grécia, Egito e Itália tiveram um passado maravilhoso. tinha cultura invejável e hoje a Grécia está falida, Egito só probreza e Itália dominada pela  máfia, criminosos e políticos corruptos. Os três países se mudaram para bem pior!!!   Quem diria?  Só podemos gostar pelo passados que tiveram. Pelo presente, não tem nada para gostar. Países interessantes, só para ver os monumentos antigos. Na vida moderna estão cada vez mais dentro do buraco de dívidas.

0 comentários:

Postar um comentário