quarta-feira, 27 de junho de 2012

Adeus Egito...

Amanhã dou adeus ao Egito!!! Vou embora com muitas perguntas sem respostas. Há 3 mil anos atrás, os egípcios reinavam com tanta tecnologia e inteligência e o mesmo Egito  hoje não traz nada da cultura antiga, nada da sabedoria antiga, mas sim, pobreza e subdesenvolvimento. Um país que elegeu um  presidente democraticamente somente semana passada e agora começou a caminhar para o desenvolvimento. Um caminho mais árduo do que o caminho que Moisés fez os com judeus rumo à terra prometida. Fiquei me perguntando como Moisés fez andando milhares de quilômetros no deserto com animais, mulheres,  crianças, velhos, enfim todo mundo. Tal êxodo em condições similares seria impossível hoje. Como eles superaram o calor do sol? E sobre o suprimento de comida e etc? Depois de 3 mil anos esse país, não mostra nem um pouco de desenvolvimento. Será que os egípcios daquela época vieram de outro planeta, para terem inteligência extraordinária, assim como eles tiveram?

Na cidade de Giza onde há as pirâmides, há Autorikshas iguais aos usados na Índia. A frota de carros é antiga. Idade média dos carros é de 20 anos. Carros bem velhos mesmos. Só poucas pessoas possuem carros modernos. Carros mais modernos são raros de se ver.


Fumar é um hábito muito comum.Todo mundo fuma! E todo lugar cheira cigarro! Nos restaurantes eles colocam aquele aparelho especial para fumar. Uma vasilha com mangueira!!  Eles ficam fumando aquilo. Não tenho idéia do que possa ser aquela coisa, mas por aqui é muito comum.

Eu vi meninos de 12 ou 13 anos dirigirem sem problemas. Os meninos tem todos os direitos e mulheres não tem. O trânsito aqui consiste em buzinar e seguir em frente na rua. Uma poluição sonora! Igual a Índia. Buzine e siga em frente.

Os homens podem ter até quatro mulheres, desde que tenha dinheiro para sustentar. Já me perguntaram: » quantas mulheres você tem? » Respondi que só tinha uma. Então poderia me casar mais três vezes pela lei islâmica. Para eles é normal casar com várias mulheres.

Por um lado fico contente em ter visto obras gigantescas; as pirâmides. Por outro lado fico indignado com a falta de infraestrutura turísticas. Os taxistas fazem a festa.

Mas o povo aqui é pacifico, não vi nenhuma violência nas ruas. Posso dizer, que até certo ponto, pode-se caminhar seguramente nas ruas.
O que achei difícil foi caminhar na areia do deserto por causa do calor. Mesmo somente por  15 minutos era muito difícil. Como foi realmente o tal exôdo dos judeus naquela época? Acho que milhares morreram no caminho, um fato não relatado!!! Muita gente não deve ter sobrevivido !!!


Olhando ao vivo as pirâmides sempre espanta!!!  Obras gigantescas que ficaram no tempo durante milhares de anos.

Um comentário: