quinta-feira, 15 de março de 2012

Ainda Bangkok

Estou na Ásia pessoal!!! O continente onde eu nasci e vivi. Hoje eu vi os templos de Budha mais bonitos que tem no mundo. Uma pessoa me escreveu hoje me pedindo para escrever mais ou até escrever um livro. Obrigado, colega!!  (bem não é colega, mas outros não vão saber quem é você), mas gostei da palavra de encorajamento. Estou me sentindo um verdadeiro asiático no meio dos asiáticos.  
Para começar tenho que fazer uma correção:  não se escreve Bhat (como eu escrevi antes ) se escreve Baht. Foi dado o recado. Alguém pode atá falar que não sei nem nome do dinheiro. Dinheiro é Baht e 1 Dollar vale 30 Bahts. Um real vale 17 Bahts.
Faz tanto calor aqui! 36 graus durante o dia! Tenho que tomar banho duas ou três vezes por dia.
Tanto em Singapura como em Kuala Lampur achei uma coisa interessante; como tem gente que usa celular. Parece que eles vivem com celular. Para falar, para ler email, para reservar vôos, para jogar, para escutar música e muito mais. A gente encontra quase todo mundo com celular ligado com fones de ouvido. Isso mais que 95% de pessoas.  Eu era único que não tinha um. Pessoas ficam hipnotizadas com aquele aparelho tão miúdo.
 Ontem um cara falou para mim:
- compre um celular, só custa 50 bahts, aproximadamente 30 bahts e um dollar.  Aqui celular, ativado e pronto para uso, custa menos que 2 dollares (4 reais).  Mesmo assim, o cara não me convenceu a comprar o celular. 
Outra coisa muito interessante: em todo o lugar em Bangkok onde eu comprava água mineral eles me davam um canudo. Primeiro achei que era engano. Mas no restaurante, pedi água mineral, aí veio uma garrafa de água mineral, um copo e um canudo. Gente aqui, se toma até água mineral com canudo. (depois eu pensei tem um bilhão de chineses neste mundo, se todo mundo mete boca no copo!!!! como fica? ) Achei melhor tomar água mineral com canudo. Mas nunca vi outro lugar tomando água mineral com canudo. (posso até estar enganado) 
O nome " Rama " em Thailândia é muito conhecido. Parece que existiu rei Rama I, Rama II, Rama III assim em diante. ( assim como tem Dom Pedro I , Dom Pedro II etc. ) Tem avenidas chamadas Rama. Tem bancos chamados Rama. Os reis da Thailândia alguns deles eram chamados Rama.  Já vi o nome Rama na Europa, onde este nome é dado para margarina. (margarina muito comum na Alemanha e Aústria).
A limpeza nos hotéis é impecável. Da gosto de ficar em quarto do hotel, pois é limpo mesmo.
Pra quem gosta de bijuteria, aqui é o paraíso. Muitos dos artigos de bijuteria são baratos. Por exemplo com 10 dollares ( 20 reais ) ou 300 Bahts você se enche de bijuteria.
Como Bangkok está perto da China, o mercado informal é muito grande, como no Brasil. Tem muito mais pessoas que vendem coisas nas ruas. Quase todos os lugares parece a rua 25 de março em São Paulo. Acho que é a maneira para tanta gente sobreviver. Preços da 25 de março é quase igual aos preços daqui. Não precisa vir até aqui para comprar artigos chineses. 
Pra quem gosta de peixe e frutos do mar aqui é o paraíso!!!! Até cheira peixe na rua !!! As pessoas comem muito peixe!!! Não é caro não!!!  Aproveitem!!! 
Amanhã vou falar de passeios bonitos nos templos budistas. Tem que estar aqui para ver e apreciar tanta beleza.
Países que compõem a Indochina:  Laos , Vietnam e Cambodja. Este países são vizinhos daqui. Não sei o por quê são chamados de Indochina.
Só entre nós!!! Não falem para ninguém!!! Prometam!!! Quando os chineses falam inglês, parece que estão falando chinês e eu não entendo nada. O inglês deles deve ser bom. Mas meu inglês não é suficiente para entender o inglês deles. Mas eles são pessoas super legais. 
Tem um rio que chama-se "  CHAO PHRAYA RIVER" que passa pelo lado inferior e esquerdo de Bangkok. O rio é bem largo, quase 1 km de largura. A vida é interessante ao lado do rio. As atrações mais interessantes a gente faz perto do rio. Hotel onde estou fica pertinho de porto central (central Pier). Exite um barco turístico que funciona das 8 da manhã até 4:30 da tarde. Tem saídas a cada 30 minutos. Tem 10 paradas para atrações turísticas. Custa passe diário (você embarca e desembarca na parada que quiser dentro do horário de funcionamento). Custa 150 bahts. 
5 dollares ou  9 reais é o valor do passe que vale quase o dia inteiro. Eu comprei este passe. Só vou relatar os passeios principais. 
O barco chama-se CHAO PHRAYA TOURIST BOAT. - Parada número 5 é China Town onde tem produtos da China.
- Mas parada numero 8 é interessantíssima. Wat Pho templo de Budha, possui uma estátua de budha deitado de 46 metros de comprimento. Coisa mais linda e inimaginável para nós.  Lá também tem WAT Arun cartão postal de Bangkok. Um templo que teve sua construção começado pelo Rei Rama II (1809 – 1824). A construção só terminou com Rei Rama III (1824 - 1851). A torre central do templo tem altura de 76 metros, onde se vê bastante arte chinesa em porcelana. No porto de Maharaj Pier se vê o palácio mais bonito chamado The Grand Palace.
- Dentro da área do palácio está WAT PHRA Kaeo que possui uma estátua de Budha em esmeralda. O templo foi fundado em 1782. Tem centenas e milhares de estátuas de Budha. A área é grande. Tem tamanho de um bairro inteiro. Achei interessante os monges budistas dando aula para crianças.
 Ainda sobre água mineral. Eu tinha comprado água mineral em Kuala Lampur e no rótulo estava escrito " Aguá de Torneira Refinada ". É água de torneira mesmo, só que tratada. Uma coisa que me comoveu na tampa da garrafa está escrito " Vamos rezar pelos nossos amigos japoneses".  Achei bonito estas palavras. Provavelmente foram escritas desde a época do Tsunami.
 Agora quanto fica viagem para uma pessoa:  


 
 
Descrição

Valor

1
Passagem aérea até Singapura e volta por Bangkok
USD    1500,00  (pago 5 vezes sem juros)

2
Passagem aérea trechos internos Singapura - Kuala Lampur 

Kuala Lampur - Bangkok e Bangkok - Hong Kong ida e volta

USD      400,00
 

3

18 dias de hotel

USD    1000,00

4

Comida, passeios e etc (para os 18 dias)

USD      500,00

 

Total:

USD     3400,00 ou cerca de 6 mil reais

   Compensa e muito pelo passeio que se faz.   

0 comentários:

Postar um comentário