quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Cuba

Abril-2010

Gostei muito deste lugar. Ainda tem muita gente que defende Fidel Castro. Eu prefiro a política externa dos EUA do que a política interna de Cuba, que deixa seus cidadãos sem direito de expressão, sem vida, sem poder adquirir celulares, sem poder viajar e assistir TV a cabo.

Todo mundo temo direito de discordar. Se alguém discordar então que venda seu carro e seu celular e venha viver como os cubanos. Na época de Hitler muita gente deu apoio, mesmo sabendo que ele era um ditador. As pessoas que defendem a ditadura aprenderam tanto, mas não aprenderam que a liberdade de expressão é fundamental para um ser humano. Um americano hoje critica e xinga o presidente, e no Brasil, Índia e Inglaterra, por exemplo, as pessoas podem opinar sobre o governo.

Claro que Cuba pode ser o melhor país socialista, mas quando tira o direito de expressão se torna um socialismo falso. Depois que o Brasil negou asilo para jogadores cubanos que queriam fugir dessa vida, os professores – com toda a sua inteligência e estudo social – não manifestaram nada; e então os jogadores foram deportados.

Nos EUA, mesmo as pessoas que estão vivendo ilegalmente, vivem muito melhor do que no país de origem. Se o país de origem desse todo o conforto para essa pessoa, então por que ela iria para outro pais vivem em situação ilegal?

Já caiu o muro de Berlim, já caiu a União Soviética (hoje Rússia), e todos os países que apoiavam o socialismo (comunismo) no leste europeu hoje passa por dificuldades. No comunismo o partidário tem de tudo e o povo não tem nada. Por outro lado, em um país capitalista o povo ainda pode abrir a boca e falar, pode votar. O pobre de Cuba não pode votar e nem abrir a boca. 

0 comentários:

Postar um comentário