quarta-feira, 27 de junho de 2012

Adeus Egito...

Amanhã dou adeus ao Egito!!! Vou embora com muitas perguntas sem respostas. Há 3 mil anos atrás, os egípcios reinavam com tanta tecnologia e inteligência e o mesmo Egito  hoje não traz nada da cultura antiga, nada da sabedoria antiga, mas sim, pobreza e subdesenvolvimento. Um país que elegeu um  presidente democraticamente somente semana passada e agora começou a caminhar para o desenvolvimento. Um caminho mais árduo do que o caminho que Moisés fez os com judeus rumo à terra prometida. Fiquei me perguntando como Moisés fez andando milhares de quilômetros no deserto com animais, mulheres,  crianças, velhos, enfim todo mundo. Tal êxodo em condições similares seria impossível hoje. Como eles superaram o calor do sol? E sobre o suprimento de comida e etc? Depois de 3 mil anos esse país, não mostra nem um pouco de desenvolvimento. Será que os egípcios daquela época vieram de outro planeta, para terem inteligência extraordinária, assim como eles tiveram?

Na cidade de Giza onde há as pirâmides, há Autorikshas iguais aos usados na Índia. A frota de carros é antiga. Idade média dos carros é de 20 anos. Carros bem velhos mesmos. Só poucas pessoas possuem carros modernos. Carros mais modernos são raros de se ver.


Fumar é um hábito muito comum.Todo mundo fuma! E todo lugar cheira cigarro! Nos restaurantes eles colocam aquele aparelho especial para fumar. Uma vasilha com mangueira!!  Eles ficam fumando aquilo. Não tenho idéia do que possa ser aquela coisa, mas por aqui é muito comum.

Eu vi meninos de 12 ou 13 anos dirigirem sem problemas. Os meninos tem todos os direitos e mulheres não tem. O trânsito aqui consiste em buzinar e seguir em frente na rua. Uma poluição sonora! Igual a Índia. Buzine e siga em frente.

Os homens podem ter até quatro mulheres, desde que tenha dinheiro para sustentar. Já me perguntaram: » quantas mulheres você tem? » Respondi que só tinha uma. Então poderia me casar mais três vezes pela lei islâmica. Para eles é normal casar com várias mulheres.

Por um lado fico contente em ter visto obras gigantescas; as pirâmides. Por outro lado fico indignado com a falta de infraestrutura turísticas. Os taxistas fazem a festa.

Mas o povo aqui é pacifico, não vi nenhuma violência nas ruas. Posso dizer, que até certo ponto, pode-se caminhar seguramente nas ruas.
O que achei difícil foi caminhar na areia do deserto por causa do calor. Mesmo somente por  15 minutos era muito difícil. Como foi realmente o tal exôdo dos judeus naquela época? Acho que milhares morreram no caminho, um fato não relatado!!! Muita gente não deve ter sobrevivido !!!


Olhando ao vivo as pirâmides sempre espanta!!!  Obras gigantescas que ficaram no tempo durante milhares de anos.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Egito III


Eu vejo que este país está fechado para o mundo externo e vejo muito pouco desenvolvimento. Provavelmente o  país mais pobre em mundo árabe. Muito sol, desertos áridos, sem chuva, quase que o ano inteiro, sem muitos recursos naturais. Atualmente, a maior fonte de renda econômica é o turismo e nos últimos meses o turismo caiu bastante. Ontem passei em várias lojas sem poder me comunicar. Não consegui usar sequer uma palavra em inglês!!!  Pessoal daqui não lê jornal, pois quase não tem jornaleiros na rua. Os poucos jornais que existem são em árabe. Aqui jornal não sai todos os dias. Tem jornal que sai uma vez por semana.
O inglês é ignorado. Não vi um jornal em inglês para eu ler nesses 4 dias.

O que eu vi nesses 4 dias :

1) As pirâmides de Giza  e Sphinix.   Ficam bem perto do hotel, um pouco mais que 2 quilômetros. Não dá para caminhar, pois faz muito calor mesmo. Essas pirâmides são consideradas maravilhas do mundo antigo. Tem duas pirâmides uma mais alta do que outra. A mais alta é chamada Queops  ( altura de 470 pés ) a outra é Mykerinus ( 217 pés ). Ali perto também tem estátua grande de Sphinix. Peço para vocês verem na Internet sobre Sphinix. O lugar é um templo onde os reis foram mumificados. Os dois ficam no meio de deserto !!!  Para andar no deserto num calor de 40 graus e acima fica difícil. Tem gente que faz passeio com camelos ou com cavalos. Cobram bem caro para isso. Perto das pirâmides não tem nenhum lugar para se abrigar do sol. Os beduínos andam com roupa tradicional (coberto todo o corpo por causa de sol ) e touca na cabeça. Quem assistiu Laurence da Arabia viu de  perto a vida dos beduínos.
Se eu tivesse nascido aqui. !!!! Neste calor e nesta pobreza !!! A vida é realmente difícil. !!! Água não é potável !!!  Somente a  água mineral engarrafada pode-se tomar. Água mineral vende-se em todo canto. E não é cara !!

2) Memphis :  estátua enorme do Rei Ramses II deitado .De acordo com a história antiga Memphis foi a  capital do Egito antigo. Aqui também há estátuas diferentes daquela época, incluindo a estátua da rainha Nefrititis. Tanto o rei Ramses II e como a Rainha Nefrititis aparecem no filme “Os Dez Mandamentos”.

3)  Pirâmides Sakkara : a grande diferença é que essa pirâmide de Sakkara é feita com os degraus por fora ( outras pirâmides eram lisas ).Essa pirâmide é chamada pirâmide de Zoser.  Eu estou falando tanto, mas na hora de ver não fiquei mais do que 30 minutos ( e nem dava pra ficar mais de tanto calor !! )Ver rápido e voltar. O ingresso para cada atração é em torno de 10 dollares.

4) Outros lugares muito visitados, que já não são tão antigos são  A Citadela,  Sultan Hassan e Mosque Refrai  de Mohamad Ali que foram construídos entre (1830 - 1845 ). Uma área enorme com várias mosques e uma fortaleza enorme para passear.

5) O Museu Cóptico fica em Cairo (cidade velha) contém  artefatos históricos de cristãos do século 4 . O mosque Amr  é a primeira mosque construída em Cairo

6) Melhor que todas e o El Khalili Bazar: quem viu no filme Aladin ou Ali Baba onde mostra as lojas antigas. Nesse bazar há muitos artigos de trabalhos manuais de egípcios. São milhares de lojas em muitas ruelas pequenas. As lojas foram passadas pelos donos de geração a geração para familiares. Aqui pode-se encontrar objetos  historicamente bem antigos. Claro que tem enganadores. Aqui tem regra !!! Se ele fala 100, você oferece 30 e geralmente ele vende pela metade de preço.  Deve-se negociar  e sem saber  o idioma. É um tipo de 25 de março em Cairo. Mas os produtos antigos são bem mais bonitos. Um detalhe;  não há nada de fabricação chinesa por aqui. Tudo que tem é  egípcio.


Esse El Khalili Bazar é muito grande e muito movimentado. Tem polícia ao redor.Mas sempre  há um Ali Baba que rouba de rico e da para os pobres. Pessoal daqui gostam de Ali Baba.
Ele roubava dos ricos e dava para os pobres !!!Ali Baba é herói. Tome cuidado tem gente imitando Ali Baba por aqui !!  As Lâmpadas Mágicas tem de monte. Tamanho e modelo que você quiser. Algumas são bem lindas mesmo !!! Não comprei. Haja peso para carregar as malas !!

Eleição acabou e ganhou um membro da irmandade muçulmana, como primeiro presidente eleito democraticamente. !!! O povo está contente. Não vejo grandes manifestações por aqui.
Estou com saudade da Alemanha !!!  Acho que o frio dela dá para aguentar melhor que o calor daqui. Outro detalhe:  é tanto calor que só tenho sede. Não sinto fome!!!

Por aqui pessoas perguntam toda hora:  você é moslem?  Eu falo que acredito em Allah.  Aliás, Allah é a  mesma coisa que Deus no idioma deles. Deus é Allah e Allah é Deus.

Se você não é moslem o tratamento é bem diferente. Tudo muda. Na india há muitos mulçumanos da minha cor. Aqui mais de 95% das pessoas são islâmicas. Tem cara que me perguntou sobre Al Corão e se eu já li. Eu realmente li em Dubai e deu para falar um pouco pra ele. Eles até perguntaram em qual idioma e eu respondi que li em inglês.

Se você é moslem, você acredita em Allah e  se você lê Al Corão você tem todo o carinho e amor por aqui. Senão…não sei.  Tem pessoas religiosas radicais por aqui !!
Você vê !!

A cidade que eu mais gostei nessas minhas últimas viagens é Istambul e depois de Istambul, Bangkok.

Aqui nem se fala de carne de porco!!!  Al Corão proíbe comer carne de porco!!! Quer encrenca pede carne de porco !!! 
O povo em geral cuida da vida deles e eles não interferem com outros e com estrangeiros. Mas tem que respeitar tradições deles, só isso !!!

Depois de conhecer outros países e tradições a gente acaba pensado como o  Brasil é bom  !!!!! ( tirando fora os corruptos e ladrões)
Nós não temos problemas grandes de sobrevivência. Por aqui é diferente. Eles tem que ganhar pão trabalhando duro todos os dias.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Egito II - "Salaam Alekhum"


A primeira coisa que você deve saber no mundo árabe é cumprimentar as pessoas. 

Quando se encontra alguém fala-se: " Salaam Alekhum"
A resposta tem que ser: " Alekhum  Salaam". Meio caminho andado. Isto é primordial.

Allaho Akbar, é uma reza que a pessoa fala em voz alta. Allaho Akbar. Significa: Allah é grande mestre. Escuto muitos rezando assim. 


Hoje de manhã fui às Sakkara pirâmides (essas pirâmides tem degraus) depois fui ver Memphis, onde há uma estátua enorme deitada do rei egípcio Ramsés II. O calor esta demais!!! Não dá para ficar andando com todo esse calor.Eu escolhi a época errada pra vir pra cá. Aqui agora é verão, ou seja, além de deserto é calor de alto verão. Temperaturas acima de 38 graus.
O Egito tem que ser visitado durante o inverno que é no final do ano.

Só em Cairo moram quase 16 milhões de pessoas. Justo hoje, dia 24 de junho de 2012 . Depois de derrubar Mubarak o ex- ditador do Egito (o Egito parece  caminhar para a democracia, foi realizada a primeira eleição democrática. E justo hoje, dia 24 de junho de 2012, foi declarado o vencedor; Mohamed Morci,  candidato da irmandade. Ele ganhou a eleição com 51% de votos. O outro candidato que teve 49% foi o ex-primeiro ministro de Mubarak.

A praça  Tahrir no centro de Cairo reuniu milhões de pessoas para ver o resultado da eleição. Há policiais para todos os lados da cidade. Nós, turistas, fomos orientados para não irmos para o centro de Cairo hoje. Ainda hoje podem ocorrer agitação e demonstrações e etc. Eu retornei ao hotel antes das 3 horas da tarde para ver os resultados. Pelo resultado, o candidato vencedor ganhou bem apertado: 51% contra 49%. Bem apertado. Não sei ainda como vai ficar a situação nos próximos dias.

Quando vejo as estátuas aqui lembro-me bastante do filme Os Dez Mandamentos. As estátua do rei Ramsés e sua  mulher  Nephritieri que são vistas no filme  igualmente esculpidos em tamanho grande em pedras.

Por causa da incerteza da situação do país, quase não há turistas aqui. Ninguém queria se arriscar vindo aqui. Os hotéis e as atrações estão vazios.

De qualquer maneira hoje é um dia importante para o povo do Egito. Eu reservei a viagem em janeiro e nem sabia que iria acontecer tudo isso; derrubada de Mubarak e escolha de outro presidente etc.

O povo em geral do Egito parecem com o povo da Índia. Morenos com a mesma cor de pele dos indianos. O país parece ser pobre. A moeda aqui é chamada libra do Egito. 1 dollar equivale a 6 libras do Egito.

Pelo que vejo a maioria da população é pobre. O hotel onde eu estou só tem estrangeiros. E a única coisa que nós, turistas, estamos na expectativa é o impacto do resultado da eleição sobre o povo em geral. Parece que está indo bem calmo.
Eu sempre quis conhecer o Egito e aqui estou eu o visitando. Dia 29 de manhã vou voltar para alemanha com a companhia aérea Lufthansa.

Já tem uma hora que o resultado da eleição foi divulgado e pelo que estou vendo na CNN tudo está indo bem normal.
Vou falar uma coisa; é bonito de se ver as pirâmides. Mas as pirâmides ficam no meio do deserto e é muito calor. É tão quente, que quase não se dá pra abrir os olhos. Calor mesmo. E areia do deserto no ar, aquele ar quente. Só de se ficar 5 minutos no sol a camisa fica molhada de tanto suor.

Não dá para encarar!!!!

Todos os passeios são feitos de taxi como na Índia. Os taxistas querem levar nas lojas de carpetes, pinturas de papiros para ganharem comissão.

domingo, 24 de junho de 2012

Egito I

Estou há dois dias em Cairo. Logo hoje vai ser empossado um presidente no Egito e centro de Cairo está com muita gente e muita bagunça. Então, hoje é difícil passear na cidade; estou passando na Intenet. Estou escrevendo da cidade.

O pessoal daqui amam Amitabh Bachchan. Eles vivem o elogiando.

Amitabh Bachchan


O pessoal daqui parecem muito com indianos !!! Muito boa gente. vou escrerver mais coisas depois. Nunca pensei na minha vida que um dia iria visitor o Egito e suas pirâmides. Pirâamides foram construídas por Moisés muitos anos atrás. Acho que mais de 2000 mil anos ou muito mais.


Como na Índia rola muito comércio. Aquelas brigas com turistas. Taxistas querendo pegar comissão em tudo. Eu comprei algumas pinturas que foram feitos em papiro. Tipo de papel que antigo egípcios usavam.

sábado, 23 de junho de 2012

Notícias em 21 de junho 2012


Algumas notícias que apareceram no jornal da Turquia em 21 de junho . Achei algumas muito importantes e gostaria de passar para frente :

1.  O vice primeiro ministro de Israel Shaul Mofaz disse que :
« A Turquia está se tornando um pais super poderoso entre países do oriente médio. » Olha quem fala!!!  O ministro de Israel que é judeu ortodoxo está elogiando um país islâmico. Isso significa que a Turquia vive em harmonia com demais países de região do oriente médio. Os dois países  sempre tiveram um bom relacionamento diplomático. É raro judeus elogiando os muçulmanos.

2. Uma pesquica mostra que o número de milionários asiáticos ultrapassou o número de milionários de USA recentemente. Gradualmente o número de milionários nos USA está diminuindo e o número de milionários asiáticos está aumentando. Em América do Sul, o Brasil é o único país onde o número de milionários está em ascenção.

3. Os líderes mundias reunidos em Los Cabos no México para o G-20 chegaram à uma conclusão: austeridade é ponto importante para crescimento. Austeridade é gastar menos do que se ganha. Isso meus avós falecidos já há muitos anos atrás já falavam. Não precisa reunir muitas pessoas de auto nível do mundo, gastando milhões de dollares para falar isso. Outra coisa que falaram, é que a Europa está precisando de apoio, principalmente os países que caíram de nível; Grécia,Espanha,Portugal e Itália estão na fila . O que eu acho errado!!! Nunca fizeram nada para os países pobres. Mas querem levantar os países que caíram na pobreza. Também chegaram à conclusão que os países que estão caindo vão demorar muito para se recuperarem!!! Ohh Estou morrendo de pena desses países!!!!

4. A pobreza na Grécia chegou ao ponto que os pobres estão fazendo fila para pegar comida que políticos estão distribuindo. Está me cheirando bolsa família ou coisa assim!!!!

5. As recentes pesquicas sobre Harem em palácio Topkapi em Istambul revelaram novas realidades. Ao contrário do que todo mundo acha, o Harem ajudou muito no desenvolvimento no nível educacional feminino, pois as mulheres em Harem passavam por vários treinamentos enquanto permaneciam lá. Aprendiam idiomas, ciências, matemática, música, arte , culturas, danças, a cultura principalmente islâmica. Quando essa mulheres saiam de lá ocupavam altos cargos na vida pública. As meninas que geravam filhos homens, muitas delas se tornaram mãe dos reis. Em outras palavras, muitos homens que nasceram lá viravam reis.

A vida de Harem ficou preservada em segredo para público em geral. Público em geral sempre achou que o Harem era mera diversão. Mas não era assim.

O museu de Harem recém inaugurado, revela só coisas boas no desenvolvimento da vida da mulher islâmica.
Palácio Topkapi em Istambul



6. O povo do Egito vão eleger democraticamente novo governo, eles querem

seguir a democracia bem sucedida da Turquia.

7.  No mundo tem ainda 3 civilizações antigas, dos quais duas estão caminhando para extinção:
-  Os Maoris na Nova Zelândia que são cerca 500.000 pessoas de diferente tribos. Eles estão se modernizando e são orgulhosos do seu passado indígena e não estão em extinção.
- Tschilas no Equador tem atualmente só 2000 pessoas . Elas moram em vales nos Andes. A terra deles está sendo invadida e estão ameaçados de extinção.
- Cultura Sami na Scandinavia (Noruega, Suécia, Finlândia) composta de 50.000 pessoas.

Eram nômades. Vivem em comunidades pequenas, vivem da agricultura, caça, pesca e trabalhos manuais , estão em fase de extinção, pois os jovens estão se migrando para cidades grandes para arrumar emprego em vez de seguir a tradição dos antepassados.

A situação dos índios no Brasil não deve ser diferente. Dentro de alguns anos não iremos mais ter indices dessas populações. Uma pena!!!!

Eu achei essas notícias muito interessantes. Não sei se vocês vão concordar.

Viajar, para mim serve para conhecer mais os povos e culturas do mundo.

Principalmente para aprender alguma coisa a mais ao invés de só ver as coisas interessantes e voltar como muita gente faz.

Eu pelo menos estou conhecendo os lugares, as tradições, e o povo e qualquer novidade sempre me impressiona. Uma viagem assim compensa mesmo.

Desde ontem estou em Cairo. Calor acima de 30 graus atrapalha para passear. Hoje já conheci as pirâmides de perto. As pirâmides enormes feitas de pedras grandes. Eu francamente, não sei como os Pharaos na época transportavam as pedras e construíam as pirâmides, que só serviram para guardar múmias em caixões. Eu acho que pessoas que viviam naquela época eram muito fortes. Todo o transporte foi feito manualmente por esses homens fortes. Deviam ser bem fortes mesmo.

Vi o rio Nilo. O maior rio do mundo. 

Aqui em Cairo fizeram 2 linhas de metrô. Não sei se é verdade, mas é o único metrô na África.O povo do Egito são bem pobres. Alguns lugares me lembra a Índia. Poeira, poluição, calor insuportável, camelos, desertos, tudo me lembra o norte da Índia.
No Egito eu me lembrei da rainha Cleópatra (a rainha que criou patas). Ela era rainha do Egito e namorou (envolveu-se sentimentalmente ) com dois reis romanos; Julio César e Marco Antônio. Passeou de barco luxuoso no rio Nilo com os reis romanos. Ela só gostava de romanos. Se suicidou tragicamente com mordida de cobra venenosa. Falando-se em cobra venenosa, aqui no deserto está cheio de cobras. A vida de Cleópatra ficou famosa por causa disso. Ela entregou o Egito aos Romanos. Assim traiu seu próprio país e teve que se matar.