terça-feira, 26 de junho de 2012

Egito III


Eu vejo que este país está fechado para o mundo externo e vejo muito pouco desenvolvimento. Provavelmente o  país mais pobre em mundo árabe. Muito sol, desertos áridos, sem chuva, quase que o ano inteiro, sem muitos recursos naturais. Atualmente, a maior fonte de renda econômica é o turismo e nos últimos meses o turismo caiu bastante. Ontem passei em várias lojas sem poder me comunicar. Não consegui usar sequer uma palavra em inglês!!!  Pessoal daqui não lê jornal, pois quase não tem jornaleiros na rua. Os poucos jornais que existem são em árabe. Aqui jornal não sai todos os dias. Tem jornal que sai uma vez por semana.
O inglês é ignorado. Não vi um jornal em inglês para eu ler nesses 4 dias.

O que eu vi nesses 4 dias :

1) As pirâmides de Giza  e Sphinix.   Ficam bem perto do hotel, um pouco mais que 2 quilômetros. Não dá para caminhar, pois faz muito calor mesmo. Essas pirâmides são consideradas maravilhas do mundo antigo. Tem duas pirâmides uma mais alta do que outra. A mais alta é chamada Queops  ( altura de 470 pés ) a outra é Mykerinus ( 217 pés ). Ali perto também tem estátua grande de Sphinix. Peço para vocês verem na Internet sobre Sphinix. O lugar é um templo onde os reis foram mumificados. Os dois ficam no meio de deserto !!!  Para andar no deserto num calor de 40 graus e acima fica difícil. Tem gente que faz passeio com camelos ou com cavalos. Cobram bem caro para isso. Perto das pirâmides não tem nenhum lugar para se abrigar do sol. Os beduínos andam com roupa tradicional (coberto todo o corpo por causa de sol ) e touca na cabeça. Quem assistiu Laurence da Arabia viu de  perto a vida dos beduínos.
Se eu tivesse nascido aqui. !!!! Neste calor e nesta pobreza !!! A vida é realmente difícil. !!! Água não é potável !!!  Somente a  água mineral engarrafada pode-se tomar. Água mineral vende-se em todo canto. E não é cara !!

2) Memphis :  estátua enorme do Rei Ramses II deitado .De acordo com a história antiga Memphis foi a  capital do Egito antigo. Aqui também há estátuas diferentes daquela época, incluindo a estátua da rainha Nefrititis. Tanto o rei Ramses II e como a Rainha Nefrititis aparecem no filme “Os Dez Mandamentos”.

3)  Pirâmides Sakkara : a grande diferença é que essa pirâmide de Sakkara é feita com os degraus por fora ( outras pirâmides eram lisas ).Essa pirâmide é chamada pirâmide de Zoser.  Eu estou falando tanto, mas na hora de ver não fiquei mais do que 30 minutos ( e nem dava pra ficar mais de tanto calor !! )Ver rápido e voltar. O ingresso para cada atração é em torno de 10 dollares.

4) Outros lugares muito visitados, que já não são tão antigos são  A Citadela,  Sultan Hassan e Mosque Refrai  de Mohamad Ali que foram construídos entre (1830 - 1845 ). Uma área enorme com várias mosques e uma fortaleza enorme para passear.

5) O Museu Cóptico fica em Cairo (cidade velha) contém  artefatos históricos de cristãos do século 4 . O mosque Amr  é a primeira mosque construída em Cairo

6) Melhor que todas e o El Khalili Bazar: quem viu no filme Aladin ou Ali Baba onde mostra as lojas antigas. Nesse bazar há muitos artigos de trabalhos manuais de egípcios. São milhares de lojas em muitas ruelas pequenas. As lojas foram passadas pelos donos de geração a geração para familiares. Aqui pode-se encontrar objetos  historicamente bem antigos. Claro que tem enganadores. Aqui tem regra !!! Se ele fala 100, você oferece 30 e geralmente ele vende pela metade de preço.  Deve-se negociar  e sem saber  o idioma. É um tipo de 25 de março em Cairo. Mas os produtos antigos são bem mais bonitos. Um detalhe;  não há nada de fabricação chinesa por aqui. Tudo que tem é  egípcio.


Esse El Khalili Bazar é muito grande e muito movimentado. Tem polícia ao redor.Mas sempre  há um Ali Baba que rouba de rico e da para os pobres. Pessoal daqui gostam de Ali Baba.
Ele roubava dos ricos e dava para os pobres !!!Ali Baba é herói. Tome cuidado tem gente imitando Ali Baba por aqui !!  As Lâmpadas Mágicas tem de monte. Tamanho e modelo que você quiser. Algumas são bem lindas mesmo !!! Não comprei. Haja peso para carregar as malas !!

Eleição acabou e ganhou um membro da irmandade muçulmana, como primeiro presidente eleito democraticamente. !!! O povo está contente. Não vejo grandes manifestações por aqui.
Estou com saudade da Alemanha !!!  Acho que o frio dela dá para aguentar melhor que o calor daqui. Outro detalhe:  é tanto calor que só tenho sede. Não sinto fome!!!

Por aqui pessoas perguntam toda hora:  você é moslem?  Eu falo que acredito em Allah.  Aliás, Allah é a  mesma coisa que Deus no idioma deles. Deus é Allah e Allah é Deus.

Se você não é moslem o tratamento é bem diferente. Tudo muda. Na india há muitos mulçumanos da minha cor. Aqui mais de 95% das pessoas são islâmicas. Tem cara que me perguntou sobre Al Corão e se eu já li. Eu realmente li em Dubai e deu para falar um pouco pra ele. Eles até perguntaram em qual idioma e eu respondi que li em inglês.

Se você é moslem, você acredita em Allah e  se você lê Al Corão você tem todo o carinho e amor por aqui. Senão…não sei.  Tem pessoas religiosas radicais por aqui !!
Você vê !!

A cidade que eu mais gostei nessas minhas últimas viagens é Istambul e depois de Istambul, Bangkok.

Aqui nem se fala de carne de porco!!!  Al Corão proíbe comer carne de porco!!! Quer encrenca pede carne de porco !!! 
O povo em geral cuida da vida deles e eles não interferem com outros e com estrangeiros. Mas tem que respeitar tradições deles, só isso !!!

Depois de conhecer outros países e tradições a gente acaba pensado como o  Brasil é bom  !!!!! ( tirando fora os corruptos e ladrões)
Nós não temos problemas grandes de sobrevivência. Por aqui é diferente. Eles tem que ganhar pão trabalhando duro todos os dias.

Um comentário:

  1. Dureza um país como esse hoje ser pobre, importando comida, sendo que na época Antiga era próspero, e alimentava até o Império Romano!

    ResponderExcluir