sexta-feira, 15 de junho de 2012

Istambul


Ontem saí de Hamburg às 11:00 da manhã,  peguei avião Turkish Airlines (Linhas aéreas turcas) em direção à Istambul. O avião é um Air Bus moderno, novo, bem espaçoso e confortável.
 
No avião os passageiros eram metade alemães, metade turcos. Quase 3 horas de vôo para Istambul.



Mapa de Istanbul

Quando cheguei em Istambul, pela primeira vez senti falta de falar o idioma. Eles não sabem bem o inglês e eu não sei o idioma deles. O hotel fica longe do aeroporto, mais de uma hora de viagem. 

Um estudante turco, com o pouco inglês que sabe, me ensinou como chegar no hotel. Precisei de duas passagens de 2 Liras cada para chegar. Primeiro um metrô logo no aeroporto e depois deve-se trocar para um troley bonde que anda na cidade. Total 4 de Liras, isso dá cerca de 5 reais. Já falei para vocês que o mundo inteiro tem transporte decente para aeroportos.

A viagem de taxi custaria 80 Liras e ainda demoraria mais por causa de trânsito. 

E não entendo nada do idioma Turco, mas me virei falando inglês com algumas raras pessoas que falavam.

Eu não sabia quase nada da Turquia. A única coısa que eu sabia era que em São Bernardo do Campo, na rua Jurubatuba, tem monte de loja de móveis e que os donos são turcos, libaneses e sírios.
Mas para nós, que não sabemos nada, todo mundo lá é "turco". Mas várias lojas de móveis da rua Jurubatuba são de turcos.

Sauna também é chamada "Banho Turco". Foi inventada no século 14 por um turco chamado Gedık Ahmet Pasa.

O famoso "churrasco grego" que se vende nas ruas de São Paulo na verdade chama-se Kebab e teve origem na Turquia.

Eu, na minha vida, nunca vi uma cidade tão interessante como Istambul. Istambul tem uma população de quase 13 milhões, e com os turistas a população chega a atingir 15 milhões!!! Se você sai do hotel e entra em qualquer rua, TUDO é interessante. A cada 10 minutos de caminhada, você se depara com uma bonita mesquita. Os turistas podem entrar nas mesquitas ( descalços ) e podem tirar fotos. Só não pode tirar fotos durante as rezas.

Apesar de ser um país islâmico, por aqui é raro ver mulheres andando com rosto fechado com véu.

A cidade tem muitos anos de história. Na época de Cristo era chamada de Constantinopla. Passou por várias civilizações durante muitos anos. Os romanos a conquistaram e construíram um muro na cidade que dificultou invasões.  
Istambul, apesar de ser a maior cidade da Turquia, não é a capital. A capital da Turquia se chama Ankara. 

Passeando na cidade a gente vê os Bazares orientais bem típicos ( bazaar = mercado ). Os trabalhos manuais de carpetes chama realmente a atenção e tem até lâmpadas mágicas !
 
Você se perde no mundo oriental, é muito bonito mesmo!! Mais bonito do que qualquer outra cidade que eu já vi !

Istambul é a única cidade que fica metade na Europa e metade na Ásia. Um canal que chama Golden Horn ( Corno dourado ) divide as duas partes. Podemos ir caminhado para outro lado sem problemas. Nesse canal passam até grandes navios cruzeiros !! 

A cidade é muito grande, mas tudo que você vê é bonito. O hotel que estou hospedado fica bem perto de todas as atrações.

Algumas atrações típicas:
  • O palácio Topkapi  (Para visitar um Harem dentro de palácio tem preços especiais. O Prof. Ricıeri falou sobre o Harem e as danças do ventre)
  • A Mesquita Azul: Um cartão Postal de Istambul
  • As Muralhas da cidade
  • O Corno Dourado
  • A Universidade de Istambul
  • O Museu de História e Cultura  (O Prof. Riciere também mencionou)
  • O jantar especial no restaurante Mil e Uma Noites.
  • A Mesquita mais famosa é a da praça de Sultanamet
  • O grande Bazaar . O Bazaar é 10 vezes maıor que a 25 de março, mas cheio de coisas bonitas.
  • e  muito mais ...

Tudo que você vê é bem interessante. Um Dólar é igual a 1.8 Liras turcas. Um pouco melhor que no Brasil, hoje no Brasil o câmbio já passou de R$2.

Esqueci de mencionar que para entrar na Turquia o Brasileiro não precisa de visto. Mas um monte de outros países precisam, como Índia, USA e Portugal.

Acho que governo brasileiro tem convênio com Turquia, o passaporte é somente carimbado na hora e é bem rápido !!!

Mesmo assim não vejo Brasileiros por aqui, acho que eles vão mais para Miami, Orlando etc.

Eu acho que tenho um carimbo na minha cara, todos os vendedores me chamam de "Hindu" ou "Índia" (será que eles tem bola de cristal ??;-) ).  Nunca me viram antes mas sabem que sou indiano! Parece que eles gostam de indianos por aqui.

Tem um vendedor que me chamou de Charuk Khan (um ator famoso indiano). Eles mexem amigavelmente, quase não vêm indianos aqui.

A comida por aqui não tem carne de porco, mas é bem variada e tem pratos vegetarianos saborosos.

Um comentário:

  1. "Acho que governo brasileiro tem convênio com Turquia"... na verdade, acho que a Turquia deve ter um convênio com São Bernardo do Campo, isso sim! hahah!
    Realmente, tem muitos na Jurubatuba (embora, como o senhor mesmo disse, nós chamamos todos de "turco", né?!)

    Ah, sim, o Kebab é delicioso!

    Tenho muita vontade de conhecer a Turquia! (Já Miami, nem tanto, rsrs)

    Saudações brasileiras!

    ResponderExcluir