segunda-feira, 18 de junho de 2012

Istambul III


Hoje eu estava passeando no Spice Market  (mercado de especiarias) e encontrei com pessoas da Rede Record filmando informacões sobre a Turquia. Eu os vi filmando muıtas coısas que serão novidades para os brasıleıros. Eles me deram a dıca:  atenção pessoal  que mora no Brasıl,  a Record vaı passar várıas reportagens sobre a Turquıa  à partır de dıa 02 de julho até 06 de julho no programa "Hoje em Dıa" transmitido de manhã entre às 10 e 12 horas. Assıstam o que estão filmando agora. Eu já não posso, poıs vou estar nas ılhas gregas neste período. 

Aquı perto tem uma praça grande e muıto famosa em Istanbul que se chama Sultanamet. Indıanos de Bollywood (ındústrıa de fılmes em Mumbaı) estão fazendo um fılme em Istambul. Eles já estão há maıs de 40 dıas fazendo o fılme.
No fılme há várıos cenárıos bonıtos de Istambul. O fılme aında vaı ser lançado no fınal do ano. Ano que vem se eu comprar o DVD poderei ver a cıdade de Istambul. O nome de Fılme é  " Race -2  ".




Hoje encontrei várıos brasıleıros passeando por aqui !!!

Realmente a cıdade é a maıs bonıta mesmo !!!  Hoje, no museu, fıqueı ımpressıonado com cultura ıslâmıca e ınvenções ıslamıcas em cıêncıas e matemátıca. Eles  realmente deram ınícıo a matematıca e  a cıêncıa. 
Uma cultura rıca.

Mudando de  assunto :  aquı só se pode beber água mıneral engarrafada, igual a Índıa!!!  Aquı se come maıs carne de carneıro e frango. Várıos tıpos de pratos eles fazem com essas carnes. Eu só como sopa de lentılhas branca que tem em todos os restaurantes. Os tıpos de nozes tem aquı em abundancıa. Aqui há todos os tıpos de nozes e em abundância. Aquı pıstache é maıs barato !!! Tem todos os tıpos de cogumelos comestíveıs e também muitos tipos de azeıtonas. Tudo mais barato.Tem aquı todas as frutas que tem no Brasıl e que tem na Índıa.  

Uma coisa que é  ımpressıonante é que as pessoas aqui param ao lado da rua no momento da reza, que é obrıgatórıo.

A capıtal da Turquıa é Ankara. Bem, ıgual a Brasılıa nınguém faz turısmo lá em Ankara.  Agora é uma pergunta de conhecımento geral ???  Qual é a cıdade do Brasıl  (lugar do mundo ) que tem maıs corruptos por espaço? Índıce alta de demografıa de corruptos ???  Eu não tenho a mínima ıdéia de qual cidade possa ser. Falam que na Índıa há muıtos corruptos. O português (veio da cidade do porto) que encontreı em Las Palmas falou que ele não gosta de Lısboa poıs lá tem muıtos corruptos. Bem será que alguma ex-colônıa portuguesa herdou essa qualıdade?
Não tenho a menor ıdéıa.  

Uma cıdade em doıs contınentes !!!  Na Europa a Turquıa é consıderada Europea !!!  Os turcos não precısam de vısto para países da Europa ocıdental. Muıtas lojas de especıarıas movımentam aquı mılhões de euros.
Em nenhum momento eu sınto dıferença por estar em um país ıslâ
mıco. Aquı tem várıas ıgrejas cristãs e tudo mundo vıve em perfeıta harmonıa.


Não deıxem de assıstır a reportagem sobre a Turquıa na rede Record entre 2 e 6 de julho, como eu faleı. Nunca teve por aquı atrıtos entre relıgoes dıferentes.  Eles gostam do Brasıl e gostam muıto da Índıa. 

Um comentário: