sábado, 23 de junho de 2012

Notícias em 21 de junho 2012


Algumas notícias que apareceram no jornal da Turquia em 21 de junho . Achei algumas muito importantes e gostaria de passar para frente :

1.  O vice primeiro ministro de Israel Shaul Mofaz disse que :
« A Turquia está se tornando um pais super poderoso entre países do oriente médio. » Olha quem fala!!!  O ministro de Israel que é judeu ortodoxo está elogiando um país islâmico. Isso significa que a Turquia vive em harmonia com demais países de região do oriente médio. Os dois países  sempre tiveram um bom relacionamento diplomático. É raro judeus elogiando os muçulmanos.

2. Uma pesquica mostra que o número de milionários asiáticos ultrapassou o número de milionários de USA recentemente. Gradualmente o número de milionários nos USA está diminuindo e o número de milionários asiáticos está aumentando. Em América do Sul, o Brasil é o único país onde o número de milionários está em ascenção.

3. Os líderes mundias reunidos em Los Cabos no México para o G-20 chegaram à uma conclusão: austeridade é ponto importante para crescimento. Austeridade é gastar menos do que se ganha. Isso meus avós falecidos já há muitos anos atrás já falavam. Não precisa reunir muitas pessoas de auto nível do mundo, gastando milhões de dollares para falar isso. Outra coisa que falaram, é que a Europa está precisando de apoio, principalmente os países que caíram de nível; Grécia,Espanha,Portugal e Itália estão na fila . O que eu acho errado!!! Nunca fizeram nada para os países pobres. Mas querem levantar os países que caíram na pobreza. Também chegaram à conclusão que os países que estão caindo vão demorar muito para se recuperarem!!! Ohh Estou morrendo de pena desses países!!!!

4. A pobreza na Grécia chegou ao ponto que os pobres estão fazendo fila para pegar comida que políticos estão distribuindo. Está me cheirando bolsa família ou coisa assim!!!!

5. As recentes pesquicas sobre Harem em palácio Topkapi em Istambul revelaram novas realidades. Ao contrário do que todo mundo acha, o Harem ajudou muito no desenvolvimento no nível educacional feminino, pois as mulheres em Harem passavam por vários treinamentos enquanto permaneciam lá. Aprendiam idiomas, ciências, matemática, música, arte , culturas, danças, a cultura principalmente islâmica. Quando essa mulheres saiam de lá ocupavam altos cargos na vida pública. As meninas que geravam filhos homens, muitas delas se tornaram mãe dos reis. Em outras palavras, muitos homens que nasceram lá viravam reis.

A vida de Harem ficou preservada em segredo para público em geral. Público em geral sempre achou que o Harem era mera diversão. Mas não era assim.

O museu de Harem recém inaugurado, revela só coisas boas no desenvolvimento da vida da mulher islâmica.
Palácio Topkapi em Istambul



6. O povo do Egito vão eleger democraticamente novo governo, eles querem

seguir a democracia bem sucedida da Turquia.

7.  No mundo tem ainda 3 civilizações antigas, dos quais duas estão caminhando para extinção:
-  Os Maoris na Nova Zelândia que são cerca 500.000 pessoas de diferente tribos. Eles estão se modernizando e são orgulhosos do seu passado indígena e não estão em extinção.
- Tschilas no Equador tem atualmente só 2000 pessoas . Elas moram em vales nos Andes. A terra deles está sendo invadida e estão ameaçados de extinção.
- Cultura Sami na Scandinavia (Noruega, Suécia, Finlândia) composta de 50.000 pessoas.

Eram nômades. Vivem em comunidades pequenas, vivem da agricultura, caça, pesca e trabalhos manuais , estão em fase de extinção, pois os jovens estão se migrando para cidades grandes para arrumar emprego em vez de seguir a tradição dos antepassados.

A situação dos índios no Brasil não deve ser diferente. Dentro de alguns anos não iremos mais ter indices dessas populações. Uma pena!!!!

Eu achei essas notícias muito interessantes. Não sei se vocês vão concordar.

Viajar, para mim serve para conhecer mais os povos e culturas do mundo.

Principalmente para aprender alguma coisa a mais ao invés de só ver as coisas interessantes e voltar como muita gente faz.

Eu pelo menos estou conhecendo os lugares, as tradições, e o povo e qualquer novidade sempre me impressiona. Uma viagem assim compensa mesmo.

Desde ontem estou em Cairo. Calor acima de 30 graus atrapalha para passear. Hoje já conheci as pirâmides de perto. As pirâmides enormes feitas de pedras grandes. Eu francamente, não sei como os Pharaos na época transportavam as pedras e construíam as pirâmides, que só serviram para guardar múmias em caixões. Eu acho que pessoas que viviam naquela época eram muito fortes. Todo o transporte foi feito manualmente por esses homens fortes. Deviam ser bem fortes mesmo.

Vi o rio Nilo. O maior rio do mundo. 

Aqui em Cairo fizeram 2 linhas de metrô. Não sei se é verdade, mas é o único metrô na África.O povo do Egito são bem pobres. Alguns lugares me lembra a Índia. Poeira, poluição, calor insuportável, camelos, desertos, tudo me lembra o norte da Índia.
No Egito eu me lembrei da rainha Cleópatra (a rainha que criou patas). Ela era rainha do Egito e namorou (envolveu-se sentimentalmente ) com dois reis romanos; Julio César e Marco Antônio. Passeou de barco luxuoso no rio Nilo com os reis romanos. Ela só gostava de romanos. Se suicidou tragicamente com mordida de cobra venenosa. Falando-se em cobra venenosa, aqui no deserto está cheio de cobras. A vida de Cleópatra ficou famosa por causa disso. Ela entregou o Egito aos Romanos. Assim traiu seu próprio país e teve que se matar.


Um comentário: