terça-feira, 12 de junho de 2012

Adeus à Las Palmas

Após uma semana nas praias lindas, limpas, azuis, com dunas de areias, céu sempre azul, clima agradável, quando estou quase me acostumando com tudo isso e mais a hospitalidade espanhola, é hora de voltar para a Alemanha. As belezas das praias sempre vão ficar na minha memória. As ruas ao lado das praias bem planejadas para se fazer caminhadas, as árvores tropicais, bem como os cactus do deserto, vão estar nos meus cenários. Os hotéis cheios do povo da Europa central, que às vezes deixa uma impressão que estou mais na Alemanha central que num arquipélago no meio do oceano Atlântico. As praias cheias de pessoas, de animação, de atividades!!!

Mas a cidade de Las Palmas está deserta. Apesar de ser alta estação os shoppings da cidade estão vazios. Vendedores esperando os fregueses que não entram, os poucos fregueses que entram, entram ‘só para dar uma olhadinha’. A crise na Europa está sendo bastante sentida por aqui. Lojas enormes e estabelecimentos sem movimento, lojas sem compradores. Os gregos, os italianos, os próprios espanhóis, os franceses, todos esses não tem mais dinheiro para gastar. Resultado; comércio totalmente parado. Muitos comércios funcionam até com prejuízo. É muito triste ver shoppings enormes totalmente vazios. Parecem prédios abandonados. Uma ou outra loja estava aberta, mas sem muito sucesso.

Vou sentir falta do clima, da beleza da ilha, do meio ambiente, enfim de tudo. Da pena ver luxuosos hotéis sem muito movimento.
 
Ontem fui passear mais uma vez na praia. Na praia você vê tudo. Maioria anda na praia de topless. Significa nada em cima. Não é agradável andar na praia, pois você se depara com cada alemã de 80 anos ou acima de topless!!!! O cenário assusta e a gente perde o sono!!! Único jeito é andar com olhos vendados.
 
Mas de olhos vendados, não dá pra andar.
 
Sete dias se passaram. Sete dias de sol, praias, vista do oceano (mesmo do quarto do hotel). Sete dias de ócio. Todas as refeições pagas!!! Único problema era dividir o tempo que sobrava. Acordar 8 horas da manhã (que não é o meu hábito) virou rotina.
Sempre tem problemas!!! Problema para escolher praias (todas elas são bonitas ), escolher pratos (todos os pratos são saborosos). Problema pra escolher horário de acordar e deitar, pois sempre havia uma atividade no hotel.
Mas estou contente de ir embora daqui. Pois aqui você entra em qualquer fila que seja, sempre eles estão, nas praias, nas filas de refeições, nos passeios, nos banheiros públicos, nas filas de hotéis, nas filas de supermercados. Em todo lado eles estão presentes. Turistas alemães.
 
Turista alemão é outra coisa. Às vezes enche!!!! Ou acho que já encheu!!! Na Alemanha é diferente !!!! Mas aqui nas Ilhas Canárias!!! Eles estão em todo o lugar!!!! Enche!!! 
 
Cada dia chega mais aviões!!! Despejam um monte de alemães aqui. Eles tomam conta.

Um português estava comentando, que a praia chama-se praia dos ingleses, mas só tem alemães. Tem um bairro de franceses, mas só tem alemães!!! Tanto alemão em tão pouco espaço!!! 
 
Sou um indiano, brasileiro naturalizado e que não posso achar ruim. Eles são agradáveis para conversar quando percebem que sei falar alemão. Senão eles são bem secos. 

Adeus Las Palmas !!!!! Mas tenho curiosidade de ver essa cidade sem alemães!!!
 
Será que seria mais bonito? Aqui tem uma praia nudista. Alemãs velhas deitam peladas para pegar um pouco de cor. Elas saem mais queimadas e não pegam a cor de mulatas brasileiras que elas gostariam.

Um comentário:

  1. Eu é que fiquei com vontade de conhecer essa ilha paradisíaca; Gran Canaria. :)

    ResponderExcluir