segunda-feira, 25 de junho de 2012

Egito II - "Salaam Alekhum"


A primeira coisa que você deve saber no mundo árabe é cumprimentar as pessoas. 

Quando se encontra alguém fala-se: " Salaam Alekhum"
A resposta tem que ser: " Alekhum  Salaam". Meio caminho andado. Isto é primordial.

Allaho Akbar, é uma reza que a pessoa fala em voz alta. Allaho Akbar. Significa: Allah é grande mestre. Escuto muitos rezando assim. 


Hoje de manhã fui às Sakkara pirâmides (essas pirâmides tem degraus) depois fui ver Memphis, onde há uma estátua enorme deitada do rei egípcio Ramsés II. O calor esta demais!!! Não dá para ficar andando com todo esse calor.Eu escolhi a época errada pra vir pra cá. Aqui agora é verão, ou seja, além de deserto é calor de alto verão. Temperaturas acima de 38 graus.
O Egito tem que ser visitado durante o inverno que é no final do ano.

Só em Cairo moram quase 16 milhões de pessoas. Justo hoje, dia 24 de junho de 2012 . Depois de derrubar Mubarak o ex- ditador do Egito (o Egito parece  caminhar para a democracia, foi realizada a primeira eleição democrática. E justo hoje, dia 24 de junho de 2012, foi declarado o vencedor; Mohamed Morci,  candidato da irmandade. Ele ganhou a eleição com 51% de votos. O outro candidato que teve 49% foi o ex-primeiro ministro de Mubarak.

A praça  Tahrir no centro de Cairo reuniu milhões de pessoas para ver o resultado da eleição. Há policiais para todos os lados da cidade. Nós, turistas, fomos orientados para não irmos para o centro de Cairo hoje. Ainda hoje podem ocorrer agitação e demonstrações e etc. Eu retornei ao hotel antes das 3 horas da tarde para ver os resultados. Pelo resultado, o candidato vencedor ganhou bem apertado: 51% contra 49%. Bem apertado. Não sei ainda como vai ficar a situação nos próximos dias.

Quando vejo as estátuas aqui lembro-me bastante do filme Os Dez Mandamentos. As estátua do rei Ramsés e sua  mulher  Nephritieri que são vistas no filme  igualmente esculpidos em tamanho grande em pedras.

Por causa da incerteza da situação do país, quase não há turistas aqui. Ninguém queria se arriscar vindo aqui. Os hotéis e as atrações estão vazios.

De qualquer maneira hoje é um dia importante para o povo do Egito. Eu reservei a viagem em janeiro e nem sabia que iria acontecer tudo isso; derrubada de Mubarak e escolha de outro presidente etc.

O povo em geral do Egito parecem com o povo da Índia. Morenos com a mesma cor de pele dos indianos. O país parece ser pobre. A moeda aqui é chamada libra do Egito. 1 dollar equivale a 6 libras do Egito.

Pelo que vejo a maioria da população é pobre. O hotel onde eu estou só tem estrangeiros. E a única coisa que nós, turistas, estamos na expectativa é o impacto do resultado da eleição sobre o povo em geral. Parece que está indo bem calmo.
Eu sempre quis conhecer o Egito e aqui estou eu o visitando. Dia 29 de manhã vou voltar para alemanha com a companhia aérea Lufthansa.

Já tem uma hora que o resultado da eleição foi divulgado e pelo que estou vendo na CNN tudo está indo bem normal.
Vou falar uma coisa; é bonito de se ver as pirâmides. Mas as pirâmides ficam no meio do deserto e é muito calor. É tão quente, que quase não se dá pra abrir os olhos. Calor mesmo. E areia do deserto no ar, aquele ar quente. Só de se ficar 5 minutos no sol a camisa fica molhada de tanto suor.

Não dá para encarar!!!!

Todos os passeios são feitos de taxi como na Índia. Os taxistas querem levar nas lojas de carpetes, pinturas de papiros para ganharem comissão.

0 comentários:

Postar um comentário